O Brasil celebra, no dia 11 de dezembro, a profissão de engenheiro. Neste ano, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) preparou uma programação especial para comemorar a data, a “Semana Tecnológica”.

O primeiro momento está marcado para as 7h, do dia 11 de dezembro. Os profissionais, parentes e amigos são convidados a participar de uma caminhada, partindo da Praça dos Estressados, na Beira-Mar, com destino à sede do Sindicato (Rua Alegre, 01 – Praia de Iracema). Para os interessados, basta adquirir uma camiseta no valor unitário de R$20,00, à venda no local do evento. Na chegada, será apresentada a obra de reforma do prédio, prevista para ser concluída em março.

No Dia do Engenheiro, o Senge-CE cobra, ainda, dos governantes, maior atenção à crise hídrica que afeta a população do Estado do Ceará.

Para o decorrer da semana, outras ações e homenagens ainda são planejadas. Na terça-feira, dia 13, haverá uma homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará a Engenheiros que se destacaram ao longo da vida profissional no Ceará. A sessão solene, requerida pelo deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), está marcada para as 18 h, na própria Assembleia.

Já na quarta-feira, dia 14, o Sindicato convoca a categoria para uma Assembleia Geral Ordinária. Será abordado o Plano Operacional, do plano de contas e do orçamento para o ano de 2017. A reunião será às 18h na sede do Senge-CE.

Dia do Engenheiro

A data é comemorada em 11 de dezembro para celebrar a promulgação do decreto federal número 23.569, de 1933, que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor. O Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) foi criado na mesma data e através do mesmo decreto, que foi considerado um marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.

Mais tarde, em 1966, o decreto foi revogado pela Lei no 5.194/66 de 24 de dezembro, que hoje representa a legislação vigente da regulamentação da profissão.

A lei estabelece as condições e regras para o exercício da profissão, determinando direitos e deveres aos profissionais. Além de impor condições no sentido de garantir proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualidade, responsabilidade e competência.

O Curso

O curso superior em Engenharia tem duração média de cinco anos e disciplinas básicas da área de Matemática, Química, Física e Cálculo. Além de matérias específicas dependendo da engenharia escolhida. São mais de 20 especialidades reconhecidas pelos conselhos. Cerca de 200 universidades no Brasil oferecem cursos de engenharia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais informações à imprensa:
Inove Comunicação – Assessoria de Imprensa
Stella Magalhães (85) 9.9680-0900
Verônica Melo (85) 9.9680-0908
Levi de Freitas (85) 9.9935-1642

Deixe uma resposta