O BIM (Modelagem de Informação da Construção, sigla em português) é uma técnica exigida pelo mercado para projetos de engenharia, o que exige grande empenho por parte dos profissionais em garantir a reciclagem de aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades. Neste sentido, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) vem incentivando seus associados com palestras e cursos ofertados pela instituição.
Grande referência no cenário da engenharia cearense, Marcelo Silveira, também participou de um momento com os associados para dividir seus conhecimentos e experiências, apresentando o caso prático “BS Design”, prédio que utilizou o sistema em sua modelagem.
“Projetar hoje em dia está muito ligado a esse tipo de plataforma como o BIM. Por isso, vamos mostrar a realidade como ela é, um caso prático e feito por nós, que é o BS Design”, enfatizou.
Durante o evento “Semana do Estudante – Tardes de Conhecimento”, a palestra “Empreendedorismo em projetos residenciais através do BIM” levou estudantes à sede do Senge-CE. O engenheiro civil Wellington Júnior foi o responsável por apresentar e esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
“BIM é uma metodologia que já é realidade no mercado de trabalho, mas ainda é apenas uma tendência nas universidades, o que dificulta muito a inserção dos alunos nessa transição”, pontuou.
Cursos
Durante o mês de agosto, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), em parceria com o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (SEESP) promoveu um curso completamente online sobre BIM. No site do Senge-CE (www.sengece.org.br) é possível acompanhar futuras turmas e mais informações sobre o curso, como investimento e duração.
No INBEC – Pós-graduação, parceiro do Senge-CE, também é possível encontrar cursos livres e MBA sobre BIM. Para mais informações, basta acessar o site (www.inbec.com.br). Os associados podem ainda participar de sorteio de bolsas de estudos e descontos de até 50%.