Em meio a questões de vulnerabilidade social ampliadas pela pandemia da Covid-19, professores e alunos do curso de medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus) estão prestando assistência a pessoas em situação de rua, na capital cearense, em parceria com a Comunidade Católica Shalom, por meio dos projetos ‘Pé na Rua’ e ‘Shalom Amigo dos Pobres’.
Voltada à área da Saúde da Família, a ação realizou, durante o mês de julho, atendimentos médicos e psicológicos, além de fornecer assistência social e espiritual, bem como a coleta de material para exames laboratoriais e a disponibilização de medicações, banhos e alimentação à população que vive nas vias de Fortaleza.
De acordo com o médico e professor da Unichristus, Júlio César Telles, o projeto, além de fornecer amparo a esse grupo, também forma médicos mais humanos. “Dá uma certa empatia, porque, às vezes, o paciente é encaminhado [aos consultórios] depois de anos esperando um atendimento, então é preciso ter uma atenção especial”.
Para o estudante e diretor da Educação Médica Jovem da Associação Médica Cearense (AMC), Nickson Maniçoba, o projeto tem sido essencial, pois “a formação médica não envolve apenas um corpo biológico, ao meu ver, ela envolve também o lado humano de saber lidar com as dificuldades, saber ouvir, orientar da forma adequada”.