Infectologista do Sistema Hapvida tira dúvidas sobre as vacinas da covid-19 e reitera a importância da imunização

Hoje, dia 9 de junho é comemorado o Dia Mundial da Imunização. Pensando no momento em que estamos vivendo com o andamento do plano de imunização contra o coronavírus, o Sistema Hapvida elencou alguns pontos importantes para elucidar dúvidas e incentivar as pessoas a se vacinarem.

Convidamos a Dra Silvia Fonseca, diretora corporativa de infectologia do Sistema Hapvida para auxiliar nesta tarefa:

É perigoso tomar mais de uma vacina por vez?

Entre a vacina da gripe e a da covid, seja lá qual você tomou primeiro, é importante esperar 15 dias. As pessoas que já tiveram covid também precisam se vacinar, mas não logo quando passou a doença, é bom esperar pelo menos um mês, pro seu organismo voltar a recuperar. Não é que a vacina vá fazer mal, é que talvez não faça todo bem que ela pode fazer, por isso que espera um mês. Você que é do grupo de risco e todo ano tomava a vacina da gripe, deve manter a vacinação neste ano também: quem tem mais de 60 anos, quem tem problema de coração, de pulmão, quem está muito acima do peso, diabéticos e gestantes.

Preciso manter os cuidados após ser vacinado?

Sim! As vacinas que temos disponíveis no Brasil são excelentes para diminuir as chances da pessoa, se pegar covid, ser internada e morrer, mas não conseguem bloquear a entrada do vírus, causando apenas uma infecção leve. Então, se a pessoa pode ainda assim pegar, mesmo que leve, ela pode passar pro outro, que pode ainda não ter sido vacinado. Por isso, não podemos esquecer o álcool em gel, a máscara e o distanciamento. Não vamos fazer festa, nem aglomerar enquanto todas as pessoas estiverem vacinadas.

As crianças devem continuar se vacinando mesmo quase não saindo de casa?

É fundamental que as crianças continuem tomando suas vacinas, isso porque muitas infecções que antes deixavam as crianças muito doentes, como sarampo, tosse comprida, crupe e até meningite, que podia matar, diminuíram por causa das vacinas. Então, é muito importante manter o calendário de vacinação em dia, principalmente da criança pequena. A gente nunca mais viu casos de paralisia infantil no Brasil, mas isso não é porque o vírus acabou, é porque temos um dos melhores programas de vacina gratuita do mundo.

Se eu tomar vários tipos de vacina, vou desenvolver uma super imunização?

A verdade é que ninguém tem essa resposta ainda. Por se tratar de uma doença nova, muitas perguntas ainda serão respondidas. Podemos afirmar que todas as vacinas aprovadas são seguras e que devemos seguir o calendário de vacinação, respeitando os prazos estipulados pelas autoridades.
Apesar de ainda ser uma doença nova, reiteramos a importância e a responsabilidade de todos se vacinarem quando chegar a sua vez. Neste Dia Mundial da Imunização, o mais importante é cuidarmos uns dos outros.