O senador Eduardo Girão (Podemos) protocolou junto a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGE), um ofício cobrando investigação imediata para apurar a responsabilidade sobre compra de uma usina de cana de açúcar na região do Cariri, há 9 anos, que segue inativa.
De acordo com o ofício, o valor estimado da compra foi em torno de 15 milhões de reais e o local no qual deveria acontecer o funcionamento da usina, está abandonado com vegetação crescida, necessitando, inclusive, de custos com manutenção mensal.
“O governo prometeu que o local serviria para o crescimento da região trazendo mais emprego e fomentando a economia, porém o que vemos é um verdadeiro descaso com o dinheiro do contribuinte cearense sendo jogado fora”, pontua Girão.
No ofício, o senador pede que sejam adotadas as providências, com teor investigatório e que sejam apurados os fatos, considerando o princípio de eficiência na gestão do patrimônio público.
“Informações sobre a compra da usina de cana de açúcar Manoel Costa Filho pelo Governo do Estado do Ceará, localizada em Barbalha, e arrematada por R$ 15 milhões em leilão judicial no ano de 2013, todavia, até a presente data, a referida usina permanece desativada, em estado de abandono, sem qualquer utilidade pública ou previsão de revitalização”, propõe o documento.