O exame de genotipagem de variantes SARS-COV-2 (Covid-19) a partir do RT-PCR já pode ser realizado, em Fortaleza, no Emílio Ribas Medicina Diagnóstica. O teste é capaz de identificar as Variantes de Alerta B.1.1.7 (Reino Unido) e P.1 (Manaus) e a Variante de Interesse P.2 (Rio de Janeiro) pela genotipagem de três regiões específicas do gene S (proteína de superfície), ao identificar a presença ou não das mutações N501Y, K417T e E484K.
Atualmente, estudos científicos evidenciaram que essas variantes podem também estar associadas a maior transmissibilidade e gravidade do quadro clínico, por isso, de acordo com a farmacêutica bioquímica, Laís Masullo, a testagem se faz importante.
“A testagem também indica dados para controle epidemiológico e sanitário. O teste é realizado em pacientes com RT-PCR positivo para o COVID-19. Assim, a coleta deve ser feita na primeira semana de sintomas, idealmente entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas. Caso o resultado dê positivo, a genotipagem pode ser realizada”, avalia a profissional.
Já nos pacientes que já têm o resultado positivo para COVID-19, o ideal é que a nova coleta para a realização de genotipagem seja feita o mais breve possível, de modo que a coleta siga o período recomendado (3-5 dias do início dos sintomas), indica Masullo.
Exame
O teste é feito com amostras de swab nasal previamente sequenciadas demonstrando alta eficiência de reação. A análise de variante requer, obrigatoriamente, que a amostra contenha carga viral em quantidade suficiente para a detecção das mutações. Desta forma, amostras com celularidade baixa, carga viral baixa e/ou com novas mutações virais podem impedir a identificação das mutações e variantes na amostra analisada. Nestes casos:
1) O resultado será reportado como: “Inconclusivo: Não foi possível a identificação das mutações na amostra enviada, o que pode acontecer em casos de celularidade baixa, carga viral baixa e/ou novas mutações virais.”
2) O teste com resultado inconclusivo será cobrado normalmente, uma vez que a análise foi realizada.
Serviço:
Exame de genotipagem de variantes
Mais informações: (85) 3457-2000 e https://www.emilioribas.com.br/