Com gasto zero na cota parlamentar, o senador economizou mais de R$ 1,8 milhão neste ano

Além de ser eleito o melhor parlamentar do Estado do Ceará pelo ranking dos políticos e o 2º melhor senador do Brasil, o Senador Eduardo Girão (Podemos-CE) se destacou pela qualidade legislativa e economia de mandato no ano de 2020.

Apenas neste ano o parlamentar apresentou 29 proposições, sendo duas propostas de Emenda à Constituição, a PEC 37/20, que exige o afastamento de seis para chefes do Executivo que devam concorrer à reeleição e a PEC 15/20, que muda a indicação política do Diretor-Geral da Polícia Federal, cabendo a designação do Delegado-Geral da Polícia Federal.

A grande conquista foi a sanção do PL 2424/20, transformado na Lei 14.045/20, que cria uma linha de crédito para atender profissionais liberais autônomos. Um dos projetos mais recentes do parlamentar é o PL 5435/20, que cria o Estatuto da Gestante, que irá proteger a mulher grávida desde o momento da concepção.

O senador se pronunciou e discursou 93 vezes no Plenário do Senado, em sessões remotas e presenciais. Durante suas ponderações teceu duras críticas ao posicionamento moroso do Senado por não apreciar matérias de interesse público, como o retorno da Prisão em Segunda Instância, o fim do Foro Privilegiado e o projeto que dobra a pena para crimes de corrupção. Girão também cobrou a instalação da CPI da Lava Toga e a análise dos pedidos de impeachment contra os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Além de estar presente em 100% das sessões realizadas no Senado Federal (incluindo remota e semipresencial), ao longo de quase dois anos de mandato, Eduardo Girão economizou mais de RS 3,5 milhões dos cofres públicos. Apenas em 2020, com o gasto zero na cota parlamentar a economia foi de R$1.813.954.93, segundo dados do Portal da Transparência.

Desde que assumiu o mandato em fevereiro de 2019, assumiu o compromisso de campanha, abrindo mão de privilégios concedidos aos parlamentares como aposentadoria especial, auxílio moradia, plano de saúde vitalício e carro oficial. Além disso, o Senador optou por compor uma equipe mais enxuta diminuindo os gastos com contratação de assessores em seu gabinete.

“Provamos que é possível construir um mandato consciente, com qualidade e ao mesmo tempo, uma gestão preocupada com o dinheiro público. Ser reconhecido pelo ranking dos políticos como o melhor parlamentar do Estado do Ceará me orgulha e também me dá força para continuar lutando contra um sistema oneroso, e que muitas vezes esquece de defender o interesse comum e os benefícios que a população anseia, ” conclui.

Veja o balanço do senador no último pronunciamento do ano: https://youtu.be/rWbZ8Z3WqtU