Será realizado de 21 a 23 de setembro, no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza, o II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. O evento, apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como tema “A cultura alimentar – da tradição à inovação”.

O congresso reunirá renomados palestrantes do Brasil e de outros países, além de professores, pesquisadores e estudantes, que possuem ligação com o setor de gastronomia e áreas afins para uma troca de experiências sobre a caracterização de alimentos nativos e típicos, o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos, investigação da tecnologia tradicional, novos métodos e técnicas de preparo culinário, com o objetivo de melhorar a qualidade dos alimentos, promover o conhecimento e o registro da cultura gastronômica regional do nosso país, principalmente no que se refere aos alimentos tradicionais.

Durante o evento serão realizadas diversas palestras, entre elas hortas urbanas, permacultura e agrofloresta, gastronomia sustentável, fazendo ciência na cozinha, sabores brasileiros com destaque para a produção e a inovação de queijos artesanais, produção de azeites regionais, criação de suínos e sementes crioulas (sementes tradicionais, mantidas e selecionadas por várias décadas através dos agricultores familiares).

O evento internacional vai destacar também o projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN (sigla em inglês), do Ministério do Meio Ambiente para difundir a cultura alimentar com produtos da biodiversidade brasileira. Coordenado internacionalmente pelo Bioversity Internacional, o projeto tem como agências implementadoras o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O objetivo básico do BFN é a conservação e a promoção do uso sustentável da biodiversidade em programas que contribuam para melhorar a segurança alimentar e a nutrição humana.

Aqui no Ceará, as fases do programa incluem a criação de um banco de dados com frutas nativas em desuso como murici, pitanga, cajá, cajuí, jenipapo, pequi com informações sobre composição química, valores nutricionais e o estímulo do consumo dessas frutas no preparo de diversas receitas como sobremesas, espumantes, bolos, risoto e outros pratos.

Outro destaque serão as oficinas de alimentos sobre harmonização de vinhos, receitas com cajus, camarões e lagostas, queijos nordestinos e o uso de insumos cearenses em preparações clássicas do Brasil na confeitaria contemporânea com a participação de chefs de todo do Brasil. Um dos destaques é a presença da empresária e pesquisadora na área de gastronomia regional, Ana Luiza Trajano.  A jovem faz parte do seleto grupo de chefs que hoje se destacam na gastronomia nacional, como pesquisadores.

O Professor Doutor Paulo Henrique Machado, presidente do Congresso, destaca a importância de eventos desse porte. “Atualmente, o interesse pelo segmento da Gastronomia tem crescido muito, seja pela necessidade do mercado em possuir profissionais com formação de referência ou ainda por uma grande parcela da população que tem interesse especial, seja como apreciador, gourmand ou com objetivos profissionais na área, que está em constante crescimento”, destacou.

O congresso vai promover também um Fórum sobre os cursos de Gastronomia do Brasil. Professores e especialistas vão debater diversos temas como a padronização do currículo e a criação do curso de mestrado no país.

As inscrições para o II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos podem ser feitas pelo link  http://www.cgca2016.com.br/. Podem participar profissionais de áreas abrangendo os setores de gastronomia, nutrição, economia doméstica, química, agricultura, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, sociologia, história, turismo, agronomia e medicina veterinária.

A organização do II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos é da empresa Idea de Evento.

Serviço:

II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Data: de 21 a 23 de setembro de 2016

Local: Hotel Oasis Atlântico

Inscrições: http://www.cgca2016.com.br/

Mais informações para a imprensa: Inove Comunicação (85) 3087-9551

Deixe uma resposta