Sistema Hapvida proporciona equipe multidisciplinar, com humanização e tecnologia, para cuidar dos pequenos pacientes
O leite materno é o primeiro alimento dos seres humanos, capaz de alimentar exclusivamente um bebê até os seis meses de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, em 2022, o percentual de bebês que consegue manter esta dieta é de 46%, cada vez mais próximo do que é estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 50%. Por este motivo, é cada vez mais importante ações que fomentem a adesão do bebê e a doação de leite.
O Sistema Hapvida, maior hub de saúde do país, estabelece, na rotina das unidades de saúde, diversas medidas neste sentido, essas que são reforçadas durante agosto no qual é comemorado o Agosto Dourado, mês temático sobre o assunto.
“A atenção dedicada aos pequenos pacientes em seus primeiros dias de vida e às mães que estão com dificuldade ou precisam de apoio para amamentar, faz toda a diferença no desenvolvimento de ambos. Assim como, o incentivo a que outras mães doem leite saudável e contribuam para a saúde dos pequenos. Nosso papel é proporcionar um ambiente acolhedor e cuidadoso durante esse processo”, explica Denise Ellen Cordeiro, diretora Corporativa de Obstetrícia do Sistema Hapvida.
Na UTI Neo, onde acontece o acompanhamento mais especializado com recém nascidos, as mães passam por incentivo à ordenha para manutenção de produção de leite materno, utilização do leite ordenhado e envolvimento das mães para cuidados com o bebê, sempre que possível, além da utilização de técnicas do método canguru e contato pele a pele.
“A amamentação promove o desenvolvimento craniofacial do bebê pelos movimentos adequados da musculatura orofacial, isso porque os receptores táteis dos lábios do bebê detectam o mamilo e levam os músculos labiais a se contraírem em torno do complexo aréola-mamilar. Por isso, o estímulo e a atuação de um fonoaudiólogo é tão importante nesse processo”, é o que explica Jaqueline Freitas de Souza, gerente corporativa nacional da fonoaudiologia hospitalar do Sistema Hapvida.
Um desses bebês que precisou de suporte, ao nascer, foi a Maria Luiza, que veio ao mundo com apenas 26 semanas, passou por todo processo de intubação, de respirar com ajuda de aparelhos, e que começou a ser estimulada ao seio ainda com oxigênio circulante.
“Tivemos ajuda de profissionais que me explicaram sobre ter paciência, calma e respeitar o tempo da minha filha até ela de fato sair do oxigênio. Foram usadas técnicas de estimulação, posicionamento, posição mais confortável que ela pegasse melhor a mama, avanços pequenos como ela mamar uma ou duas vezes ao dia até chegar nos dias de hoje, quando ela mama em livre demanda e com maior frequência. E, hoje, posso levar minha filha para casa bem, com saúde, amamentando e nutrindo ela com o melhor alimento: o leite materno” explica a mãe, Daniele Lima que teve seu bebê na maternidade Eugênia Pinheiro em Fortaleza.
Estas medidas só são possíveis graças à dedicação de equipes multidisciplinares de especialistas, como médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos, atuando em paralelo para que o desenvolvimento e a experiência dos primeiros dias de vida sejam os melhores possíveis.
Sobre o Programa Nascer Bem
O Nascer Bem é um programa de assistência à gestação do Sistema Hapvida que tem o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade no atendimento das futuras mamães e seus bebês, garantindo tranquilidade e confiança, durante toda a gestação. O projeto conta com equipes multiprofissionais que fazem o acompanhamento das gestantes em Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.
Sobre o Sistema Hapvida e NotreDame Intermédica
Da companhia resultante da fusão entre Hapvida e NotreDame Intermédica, em 2022, foi formada a maior operadora de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, 60 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde.
Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.