A turma teve a oportunidade de conhecer curiosidades sobre os elementos do sangue, a coleta de sangue e cuidados com o corpo.
Lançado no ano passado, o Cachola tornou-se uma opção de atividade educativa diferenciada para os pequenos. O Cachola, que tem como objetivo promover conhecimento científico de uma forma divertida, recebeu a primeira turma de crianças, na última semana de julho, para aproveitar as descobertas lúdicas e dinâmicas sobre ciência e saúde no laboratório médico do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica.
No total, foram 15 crianças que, de forma gratuita e acompanhadas de supervisores, fizeram o labtour (visitas guiadas) pela unidade da Avenida Barão de Studart, 730, onde fica o Núcleo Técnico Operacional. Segundo a coordenadora de Educação em Saúde do Emilio Ribas, Natália Velloso, responsável pelo projeto, a visita na unidade abordou curiosidades sobre o corpo, as funções do sistema cardiovascular, os elementos do sangue e suas funções. As crianças visualizaram as células sanguíneas no microscópio, compreenderam cada etapa da coleta de sangue e para onde o sangue é levado e como é realizada sua análise após a coleta.
O grupo ficou entusiasmado com a visita, trazendo suas vivências e questionamentos sobre situações cotidianas. Os pais que acompanharam também demonstraram muita satisfação em ver as crianças envolvidas durante a aula. Ana Cesaltina, mãe de uma das crianças relatou que “eles [crianças] amaram e os adultos também. Agradeço por plantarem essa semente do gosto pela ciência!”.
Seguindo todos os protocolos, o Emilio Ribas garantiu total segurança sanitária, não levando os participantes para áreas não supervisionadas e liberadas para o passeio.
Cachola
O projeto Cachola foi lançado no dia 30 de outubro de 2020. O programa visa promover o conhecimento científico, apresentando os conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades propostas pela Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através das visitas guiadas, de diálogos sobre ciência no dia a dia, experiências, jogos digitais e oficinas.
Além disso, as crianças poderão aprender melhor sobre o corpo humano, os principais órgãos e funções, a função do sangue e os principais exames hematológicos, a análise da estrutura celular e identificação dos componentes do sangue com microscópio, transmissão e prevenção de doenças, hábitos de higiene e manutenção da saúde e o papel da herança genética no desenvolvimento de doenças.
Saiba mais
Escolas, pais e responsáveis interessados na visita devem definir o dia, o horário e o conteúdo programático da visita no site do Emilio Ribas ou enviar um e-mail diretamente para educacao@emilioribas.com.br.
https://www.emilioribas.com.br/cachola/
Clipping:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/educalab/flexibilizacao-do-ensino-remoto-permite-a-criancas-visitar-laboratorios-e-enriquecer-aprendizado-1.3120780
https://ootimista.com.br/panorama/projeto-leva-criancas-para-conhecer-rotina-de-um-laboratorio-de-medicina-diagnostica/